terça-feira, 19 de abril de 2011

Cidade Legal e Terra Nova apresentam soluções distintas para o mesmo problema

Da esquerda para direita: Mr. Mark Lundell, World Bank, presidindo a mesa, seguido de C. Guedes, secretário especial - Ministério da Reforma Agrária, Arquiteto Silvio Figueiredo, idealizador do Cidade legal, e André Albuquerque, Terra Nova.


Falando sobre regularização fundiária como política pública, Silvio apresentou seu trabalho e resultados, durante a gestão 2007-2011, na Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo, no comando do Programa Estadual de Regularização "Cidade Legal". Os debates resultaram na direção prevista: sem a intervenção do Estado, vontade política e administrativa, e principalmente recursos financeiros, é muito difícil solucionar os problemas e conflitos fundiários do Estado.
André Albuquerque apresentou seu trabalho de mediação e solução de conflitos, para regularização pela iniciativa privada, como forma de contornar a inércia pública na intermediação e intervenção eficaz para resolver as questões fundiárias.
A apresentação do programa Terra Legal, de iniciativa federal, tratou apenas das questões ligadas à demarcação de terras rurais na Amazônia.

Um comentário:

  1. Silvio, ficamos muito felizes de ter um representante brasileiro aí, e principalmente por este representante ser você. Parabens! Dario

    ResponderExcluir